domingo, 9 de fevereiro de 2014

Amizade

Podes passar por muitas coisas, conhecer muitos sentimentos, sensações, histórias, mas nunca irás encontrar nada mais importante e essencial do que a amizade. É assim, de forma simples, que eu defino o mais nobre, e tal vez por isso, o sentimento mais difícil de construir e acima de tudo manter - a amizade!

É de facto muito difícil conseguir por em palavras o que é uma verdadeira amizade. É um compromisso de honra entre 2 pessoas, entre dois amigos. Ser amigo, é muito mais do que ser parente de alguém. É sem companheiro! A amizade verdadeira, é inabalável, resiste a tudo. É o resultado de uma escolha de duas pessoas, que não se conhecem de "lado algum", mas que partilham ideias, sentimentos, pontos de vista. Por vezes podem até ter ideias diametralmente opostas, mas conseguem aceitar a decisão da outra parte, sem julgar, sem pedir nada em troca. São movidos por interesses (essencialmente imateriais) comuns. Apoiam-se nos momentos bons, mas essencialmente nos momentos cinzentos. Estão sempre lá. Mesmo que não se comuniquem durante muito tempo, sabem que contam um com o outro. E o mais curioso é que por vezes, após estar tanto tempo sem saber notícias do outro, um dia resolvem restabelecer contacto, e curiosamente (ou então não) é nessa altura que estão a precisar um do outro. O verdadeiro amigo, percepciona que o outro precisa dele. Não é cientificamente explicável (eu pessoalmente não o consigo explicar) mas há aquela sensação de que estão a precisar de nós. Consigo perceber, ainda antes mesmo do "pedido de ajuda". Porque o verdadeiro amigo não precisa de pedir ajuda, muito antes disso, o outro já sabe que é mais preciso que nunca. E está lá. Simplesmente está! Está sempre, estará sempre!

É capaz de ser uma das palavras mais incorrectamente usada. Usamo-la em todo lá, até em algumas redes sociais. Mas temos assim tanto amigos? Óbvio que não. Quem diz que tem muitos amigos, não tem nenhum, já o dizia Aristoteles. Os verdadeiros amigos são aqueles que se contam pelos dedos das mãos, e muito provavelmente ainda sobram dedos!

Contrariamente ao que a maioria das pessoas diz, para mim a família não é o mais importante. A família não se escolhe, já nascemos dentro de uma família, quer gostemos quer não, é nossa. Não foi uma escolha nossa, foi-nos imposta! Para mim o mais importante são de facto os amigos! Evidentemente que existem determinados membros da família, mais importantes que outros, mas esses para mim são amigos, que por acaso tem como uma das suas características ser meus familiares. A amizade é o mais importante da vida. Conseguir ser-se verdadeiro amigo de alguém, é um verdadeiro desafio. Um desafio permanente. E não importa o tempo de uma amizade, não é o tempo que define a amizade, mas sim o que se faz com essa pessoa, o que se partilha, o modo como se partilha. E melhor do que ser ajudado por um amigo é poder ajudar um. É um sentimento indiscritível. Aos que posso chamar de amigos, só me resta agradecer. Obrigado por serem meus amigos, contra tudo e contra todos, aqui ao lado ou a milhares de quilómetros, sabem que podem contar comigo para tudo. Sempre! Porque um verdadeiro amigo, nunca te vai pedir algo que saiba que tu não tens capacidade de fazer...



"Em todos os parentes o amor é acidente que se pode mudar; no amigo fiel é essência, e por isso imutável." - Antonio Vieira

"Há quem procure o padre, outros refugiam-se na poesia, eu procuro os meus amigos." - Virginia Woolf 

"Ó serena amizade! 
Tu prestas mais que Amor: seus vãos favores 
São caros, são custosos."  - Bocage

Sem comentários:

Enviar um comentário