terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Estar só é estar sozinho?

Há momentos em que nos sentimos completamente sós. Outros em que precisamos do nosso espaço, do nosso isolamento e não conseguimos repelir aqueles que estoicamente estão à nossa volta. Estamos sós ou estamos sozinhos? Depende dos casos. Estar só não obriga a que estejamos sozinhos e vice versa. Acaba por ser confuso, mas acredito que não é o mesmo. Sentir-se só não é sentir-se solitário. Ou será? Quantas vezes estamos numa sala repleta e sentimo-nos completamente sozinhos, deslocados, sentimos que não fazemos parte daquele filme, que não somos actores daquela peça? Na realidade algumas vezes. Mais das que gostaríamos. O ideal seria nunca conseguirmos percepcionar esse sentimento, mas é um facto que ele acontece. Mas porquê? Porque nos sentimos como um "lobo solitário" quando estamos rodeados de tanta gente? De pessoas que amamos, que conhecemos, pessoas com quem temos pontos em comum? Acredito que seja porque em determinado momento, naquele momento específico, estamos com um "trabalho entre mãos". Com uma situação familiar não resolvida. No deadline de um projecto laboral que temos de cumprir. A viver um desgosto, seja ele qual for. São tudo situações que fazem o nosso cérebro, não querer pensar em mais nada, senão no que temos pendente. Acredito ser um mecanismo de auto-defesa. Um "grilo falante" que nos ajuda a de facto dar importância ao que é prioritário. É nessa altura que nos encerramos no nosso Mundo e deixamos de estar disponíveis para os outros. Alienamos o que está à nossa volta, até que ouvimos a famosa frase "Estás a ouvir? Estou a falar contigo...!" Nessa altura tudo muda... ou então tudo permance igual. Simplesmente por uma questão de educação, ou simples cortesia afastamo-nos do nosso mundo e voltamos a assentar os pés da Terra. É capaz de ser um dos piores sentimentos, o de sentirmo-nos sós, ter medo de ficar só... mas isso por si só é motivo para nos "atirarmos de cabeça" para determinadas situações, ou será...? Questiono-me sobre tudo isto, mas ainda não obtive todas as respostas. E ainda bem, porque viver sabendo tudo, não é certamente a mesma coisa. Não se vive com a mesma intensidade. A vida é fascinante, por isso mesmo, porque vamos obtendo resposta ao longo do caminho e mesmo quando obtemos as piores respostas, é também com elas que aprendemos.

1 comentário:

  1. Tb concordo ctg....estar so n implica que nos sintsmos sozinhos.... Estar so permite nos ouvir mais vezes o silencio e consequentemente reflectir com mais facilidade.....
    Mas tb e tao bom "fugir" da realidade por vezes e sentirmonos sós connosco proprios....
    A maior das questoes....e q nesta vida nunca estamos satisfeitos....se estamos sozinhos gostariamos de ter companhia, se temos companhia gostariamos de ter espaco e estar sós...irónico n????? ADOREI!!!!!
    Beijinhos
    Zana

    ResponderEliminar